quarta-feira, 25 de junho de 2014

História da Renault e do Logótipo






História:


A marca francesa Renault foi fundada em dezembro de 1898 pelo jovem de 21 anos Louis Renault, que logo após sair do exército, criou um carro artesanalmente na garagem da casa de seus pais, chamado de Voiturette A, usando como base um triciclo. O garoto era prodígio e inventou também a transmissão direta, a primeira caixa de câmbio da história do automóvel.

Usando sua criatividade e contando com um bom apoio financeiro dos irmãos, Marcel e Fernand, ele começou a produzir seus carros. Dois anos depois, a fábrica já contava com 110 funcionários e havia registrado patentes como a do turbocompressor e a do câmbio com tomada direta. Os três Renault concordaram, então, que uma boa estratégia para tornar a marca ainda mais conhecida seria participar de competições automobilísticas.


Evolução do Logótipo:


O primeiro logótipo da RENAULT era composto por dois “R”, em homenagem aos irmãos Louis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa. Em 1906, o logotipo foi mudado para um automóvel. Durante a Primeira Guerra Mundial, a empresa fabricou tanques para os Aliados, conhecido como Renault FT-17. Este era tão popular que, depois da guerra, a RENAULT realmente mudou seu logotipo para um tanque.







O logótipo atual consiste num losango, similar ao formato de um diamante. Ele foi adotado em 1925 para sugerir sofisticação e prestígio.




O logótipo moderno da RENAULT foi criado em 1972 por Victor Vasarely, considerado o pai da arte Op (ou arte óptica). Desde então, sofreu algumas mudanças em seu visual.








Sem comentários:

Enviar um comentário