Os primeiros logótipos da Fiat, assim como a maioria dos
símbolos na época, eram cheios de detalhes e funcionavam mais como brasões.
O primeiro deles foi criado pelo pintor Giovanni Carpanetto,
a partir de um anúncio publicitário.
Pintor Giovanni Carpanetto
Somente em 1925 a empresa lançou seu logótipo circular com a
cor vermelha, no qual os adornos na moldura foram utilizados para celebrar a
participação vitoriosa da FIAT nas primeiras corridas automobilísticas.
Em 1929 foi introduzido um novo logótipo da marca, uma
versão modernizada do utilizado na década de 20, moldura redonda com inscrição
prateada.
Em 1932 o logótipo
adotou a forma retangular e após um ano ganhou o formato de escudo para se
adaptar melhor as frentes dos novos modelos de carros.
Esse símbolo permaneceu
intacto por 36 anos, até o surgimento do famoso logótipo com 4 divisões no
fundo azul. Esse logótipo começou a ser usado em 1968 e seu design foi idéia do
diretor de design Mario Maioli.
Para comemorar os 100 anos de história, a FIAT introduziu
uma nova identidade visual em 1999 com as características do logótipo de 1925,
mas substituindo o vermelho por azul.
O logótipo atual da marca italiana foi introduzido em 2006,
inspirado no logo da década de 60, com a volta da cor vermelha, além de possuir
mais sombras e curvas sinuosas. Foi usado pela primeira vez no modelo Bravo na
Europa.
Hoje a Fiat está em 1* lugar como a maior fabricante de
carros do Brasil e está em 8* lugar como a maior fabricante de carros do mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário