quarta-feira, 25 de junho de 2014

História da Fiat e do Lógotipo


Os primeiros logótipos da Fiat, assim como a maioria dos símbolos na época, eram cheios de detalhes e funcionavam mais como brasões.
O primeiro deles foi criado pelo pintor Giovanni Carpanetto, a partir de um anúncio publicitário.

                                                                 Pintor Giovanni Carpanetto


Somente em 1925 a empresa lançou seu logótipo circular com a cor vermelha, no qual os adornos na moldura foram utilizados para celebrar a participação vitoriosa da FIAT nas primeiras corridas automobilísticas.




Em 1929 foi introduzido um novo logótipo da marca, uma versão modernizada do utilizado na década de 20, moldura redonda com inscrição prateada.



 Em 1932 o logótipo adotou a forma retangular e após um ano ganhou o formato de escudo para se adaptar melhor as frentes dos novos modelos de carros. 


Esse símbolo permaneceu intacto por 36 anos, até o surgimento do famoso logótipo com 4 divisões no fundo azul. Esse logótipo começou a ser usado em 1968 e seu design foi idéia do diretor de design Mario Maioli.


Para comemorar os 100 anos de história, a FIAT introduziu uma nova identidade visual em 1999 com as características do logótipo de 1925, mas substituindo o vermelho por azul.



O logótipo atual da marca italiana foi introduzido em 2006, inspirado no logo da década de 60, com a volta da cor vermelha, além de possuir mais sombras e curvas sinuosas. Foi usado pela primeira vez no modelo Bravo na Europa.



Hoje a Fiat está em 1* lugar como a maior fabricante de carros do Brasil e está em 8* lugar como a maior fabricante de carros do mundo.






Sem comentários:

Enviar um comentário